quarta-feira, 10 de maio de 2006

O erro daquela frase do "se eu fosse você..."


EPISTEMOLOGIA - CONHECER O CONHECER!

O barulho estava sufocando, quase não deu pra entrar muito na viagem, mas uma idéia deu pra levar pra casa: Nunca diga "se eu fosse você...".
Porque a idéia geral é que se você não fosse você, você seria outra pessoa com hábitos, costumes, moral, valores famíliares & pessoais e experiências diferentes. Então você não pensaria as mesmas coisas, não daria a mesma importancia as coisas, não tiraria as mesmas conclusões e por fim, não seria como é, ué! O mais perto do correto seria dizer "se eu estivesse na sua situação eu agiria (de tal forma)...".
Eu me irritava muito com essa frase, uma vez que quando a pessoa usa ela sempre se coloca superior a você, como se ela soubesse os caminhos para os acertos e fosse alguém muito próximo ao perfeito. Ora, ela sendo ela mesmo erra como qualquer pessoa, então porque as pessoas insistem em passar uma moral que elas falham?
Entender o ser humano é complexo por causa disso. Eu teria que deixar de ser humana para poder ser totalmente imparcial... Porque ainda que eu seja uma pessoa mente aberta e livre de subordinações morais, aaaaainda assim eu sempre vou puxar pro meu lado, pras minhas idéias, pro meu entendimento de vida.
Então eu sendo eu sou assim e vc sendo vc é assada, somos distintas por natureza e não acredito que exista probabilidades de existirem 2 pessoas que por acaso são identicas e levam a vida identicamente. Então não venha me dizer que se vc fosse eu, vc seria diferente, porque vc nada mais seria do que eu!

Viagem: Então vc deve ser eu, e pode ser que eu seja vc e não tenha conhecimento disso, porque se vc sendo vc é vc mesmo, eu se fosse vc, seria ainda vc e não eu. Entendeu? rs Não? Deixa pra lá...


Mudando de assunto...

Kant, filósofo que estou estudando, a alma é uma folha pautada em branco. Isso quer dizer que viemos ao mundo sem marcas de outras vidas, mas com potencialidade. Impressionante como que cada filosofo viaja em cima do conceito de alma... Kant se aproxima do pensamento dos empiristas no que diz repeito a esta folha ser em branco. *Os empiristas são como os céticos, queriam comprovar e experimentar tudo*. Mas por ela estar pautada, ela não é como se estivesse em branco como os realistas acreditavam. A diferença é praticamente uma só: Uma folha em branco vc está livre pra escrever como bem entender, uma folha pautada tem uma linha a seguir. Entre Locke (Empirista) e Descartes (Realista), eu prefiro seguir a viagem de Kant.


Aula de Sistemas, termos básicos e super importantes:
* Factualidade - Algo que fatalmente aconteceu NO MEU SER e eu não tenho como alterar, modificar.
Ex: Meu físico, meus pais, minha vida, minhas origens/raízes, meu nome.

E quem mente algo sobre isso? Sofre de distúrbios, complexos e É NECESSÁRIO TRATAMENTO. Precisamos aceitarmos como nós somos. Não podemos passar a nossa vida brigando com nós mesmos, com nosso destino (para os que acreditam).

* Existencialista - O momento que vc passa a aceitar o que é factual em sua vida e a viver sobre ele. Quando vc nasceu? Não... Quando vc começou a se entender como gente, diriam por aí.

* Ruina - Quando algo deu errado e interferiu no seu sucesso. Vc chega ao fim da sua vida e pensa "valeu ou não a pena?", se a sua resposta é negativa... Vc está na ruina interior.

* Angústia - A angústia de não aceitar sua factualidade, de não viver o existencialismo ou de estar na ruina.

3 comentários:

Renata =) disse...

olha que coisa, eu estou na ruína EHAUIHAEIOHAEIHAIEHAIEH e eu que queria pegar seus livros de psicologia pra ler, assim é bem mais fácil auiehoaeuhaehuiae e ainda é interessante pq eu te fuxico e ainda aprendo com isso, quer algo melhor? yeeah baby!

;*

Renata =) disse...

voce viu o titulo do meu blog? HUIEAOHIUEAIAEIUAHAE é pra voce IHEAIUOEHIUIUEEI (tb né quem mais visualizaria o meu blog? EIUOAHEAIHEAHIAEIAEHUIAE)

miss you (L) ;*

Renata =) disse...

ah acho q tb tenho angústia de nao viver o existencialosmo e de estar na ruina.. oh god.. preciso de psicólogo? EAIUHIAOIUEA xb

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.