quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Ok: Eu = Mulher Histérica

Última aula do curso: A psicanálise e a neurose obsessiva.

A mulher histérica é aquela que recebe tudo que ela quer, mas nunca se sente contente e está o tempo inteiro pedindo mais. Possui um perfil de relacionamento conturbador, mas não se sente capaz de se desvinciliar do parceiro. A mulher histérica grita "eu quero ser o mundo para você", e isso tem que ser atendido. A mulher histérica não consegue viver harmonicamente com seu parceiro nem com ninguém. O obsessivo recebeu amor de mais dos pais, enquanto a mulher histérica recebeu amor de menos. Ela vai buscar suprir essa falta.
A mulher histérica se sente o tempo inteiro numa vitrine. Ela busca o tempo inteiro pela perfeição corporal, ela não se contenta com sí própria, ela se deprecia. Ela quer ser notada, ser desejada, ser a escolhida. Mas o tempo inteiro ela se sente a preterida, mesmo quando a realidade não é essa. A mulher histérica é insegura, é controvergente.
A mulher histérica não acredita no seu potencial, mas quer reafirma -lo o tempo inteiro. Se sente incapacitada porque não acredita na união pelo sentimento sem que este esteja ligado ao fisico. A mulher histérica duela com a sua própria imagem refletida no espelho. Os disturbios gastronomicos podem estar associados a mulher histérica como um meio de alcançar o objetivo (bulimia e anorexia) ou uma desistencia deles (comer compulsivo), ainda que a segunda provoque uma auto punição.
Disse Lacan que a mulher histérica busca um reino para governar.
A mulher histérica é escrava de seus pensamentos.

Não é um relato pessoal.
É a definição da mulher histérica.

Um comentário:

Enio disse...

Já estive nas mãos de uma. É ao mesmo tempo sublime e aterrorizante!

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.