quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Além da aula de Psicologia Social I


Tema: Estereótipos

Muito interessante quando o professor citou sobre estereótipos referente aos idosos, que eles são frágeis e coitadinhos... Sabe quando a vizinha falece e vc diz "não conta pro vovô não, tadinho... vamos poupar ele"?. Hilário ouvir que cara, se vc parar para pensar, o vovô já está mais do que acostumado com mortes... Tendo como exemplo o meu vovô, feitos recentemente 86 anos, o que ele mais viu foi morte, está calejado.

Sobre as faculdades do governo...
A Estácio ficou em primeiro lugar no provão, enquanto a UFF lá embaixo. Mas isso é uma verdade absoluta: a Estácio, nem sequer nenhuma instituição de ensino privado, jamais estará a frente na cabeça das pessoas. O pessoal da UFF nem aula tem, vi isso de perto...Os professores querem menos que os alunos quanto a hora do Brasil.
Lembro do meu professor da oitava série de Matemática, o temido Alfredo, dizendo: "entrar todo mundo entra... eu quero ver sair!!".

Estereótipo é isso: vc acredita numa tese, numa frase de boteco e usa de modelo, generaliza e não está aberto a mutações... Nunca acha que poderá mudar.

Voltando aos idosos, minha vó sustenta a crença de que tattoagem é coisa de homem do cais. O cais pode ficar abandonado, proibir o uso de tattoagens ou mudar o recrutamento de empregadas para mulheres crente que para ela tattoagem é coisa de homem do cais!!

Mas a moda é o maior ditador de estereótipos... Gostei de um personagem fotógrafo de em Páginas da Vida, que ao ser convidado para expor suas fotografias (baseadas nas do Salgado, que abordam a pobreza das ruas) em um desfile de moda, sugeriu que o nome fosse "do luxo ao lixo" e acrescentou "mas que deixe bem claro que o luxo são minhas fotos e o lixo é o desfile"... hahaha ! Sensacional !


(...)

Nenhum comentário:

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.