sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Crenças

Psicologia Social, tema crenças; o professor, eu não sei o nome...
Luiz Carlos, Luiz Antonio, Luiz Claúdio. Enfim... Luiz! Digo Luiz, mas nada impede que seja Luis.


Dizia ele que cada um tem a sua crença.
E que o senso comum discrimina crença como religião.
Errado não está; diria, incompleto.

Crença é tudo aquilo que eu acredito.
Seja subjetivo ou objetivo. Não importa!
E toda crença é verdadeira, mesmo que seja falsa.
Crença é crença...

Gostei dos exemplos dele...
Impressionante como a gente abstrai melhor as informações extras da aula... Diz o professor que os EUA não querem crer na teoria, embora que comprovada, que Plutão não seja planeta. Ele até explica porque, em tom pejorativo, "oras... foi o único planeta que eles descobriram".
Definitivamente, as crenças comerciais são as melhores. Manipulação da mente!
O Franklin também citou uma que eu não conhecia. Disse ele, que na aula de ética da saúde, foi dito que existe uma crença de que o feto só passa a ter vida no útero a partir do 15º dia de gestação. Mas a mensagem subliminar existente é que o DIU estaria por trás dessa crença.
Porque ele trabalha até o 15º dia, então, para não ser considerado abortivo, tal como as pilulas do dia - seguinte.

Ora ora...
E a crença que vc morrerá se comer manga e tomar leite? Essa minha tia me explicou há um bom tempo... Existia um fazendeiro com plantação de manga e criador de bois. Os escravos que na fazenda dele trabalhavam, comiam muito enquanto colhiam as mangas e tiravam leite da vaca. O fazendeiro tentando evitar essa situação, contou aos escravos que ele conhecia vários amigos que morreram porque fizeram a mistura dos alimentos. Dai então, o escravo passou a comer só a manga ou tomar só o leite.


O professor indicou um dado esquisito: As personalidades campeãs adotada pelos insanos são Napoleão Bonaparte e o presidente vigente. Eu acrescentaria Jesus Cristo. O que tem de pessoa que jura ser ele não está no gibi.


É engraçado mesmo.
Acho que a crença mais sinistra é o catolicismo. Pena que exista uma instituíção chamada Igreja. Odeio quem usa da fé do povo, do desespero, da dificuldade, da dor, pra pedir dinheiro.
Acredita que nesses classificados, uma pessoa foi capaz de dizer que estava vendendo um lote no CÉU? Não é brincadeira não. Pena não ter mais a cópia nas minhas mãos... Espero que ninguém tenha ligado para ele interessado, mas um cara desses deveria ser condenado por algum crime (não entendo muito de direito) ou colocado numa camisa de forças.

A crença é uma parada bizarra mesmo...
Minha vó acredita que o Roberto Jefferson é um coitadinho. Ela disse ainda que votaria nele.
Ah, tudo bem, não posso condena -la, né? Última pesquisa registrada no TRE foi que 50% da população votará no Lula. Acho que eu que devo estar exigente demais ou sei lá o que.

Ontem eu ouvi de uma garota de 16 anos que no colégio dela, quem tem mais bolsas da Kipling é mais popular que os demais. Putz! HAHAH... Isso sim é uma crença além de cara, totalmente imbecil.

Lembro do meu professor de física falando sobre as pessoas que acreditam que cortar o cabelo na lua crescente faz o cabelo crescer. O comentário dele foi "será que essas pessoas acreditam que cabelo entra em processo de fotossintese também?". Na verdade, não acredito nem desacredito, porque eu não sou provida de conhecimento a respeito. Ele era pra ser, mas não sei, não me convenceu muito o tom ironico dele. Mas eu ri muito dele falando isso porque tinha uma garota entre nós que tinha o cabelo verde, evidentemente, tingido. Taí outra crença que eu acho uó: quem pinta o cabelo de cores berrantes e acha que tá bonito. Sem comentários! rs

Lembrei agora de várias crenças sobre bêbado.
O cara tá bêbado e vc manda ele lavar o rosto, ele vai ser apenas um
bêbado de cara limpa.
O cara tá
bêbado e vc o coloca debaixo do chuveiro com água gelada, ele vai ser apenas um bêbado de banho tomado.
O cara tá
bêbado e vc manda ele chupar uma balinha, ele vai ser apenas um bêbado com risco de caries. (1 balinha não resolve pro bêbado).
O cara tá bêbado e vc manda ele ele tomar café, ele vai ser apenas um
bêbado sem sono e com dente amarelado!

Outra interessante é sobre caminhoneiros que aprendi na auto escola... Tem motorista que dirigem por longos períodos e ingerem drogas e medicamentos para manterem descansados e sem sono. São aquilo que chamamos de "rebites", que são ingeridos com café, refrigerante ou alcool. Dai que existe um enorme risco a respeito dessas drogas, pq elas nada mais estão, do que adiando uma necessidade natural do nosso organismo. O problema é que o rebite realmente funciona, não é crença. haha... O foda está quando o efeito passa... Vem uma necessidade acumulada repentinamente e pronto, faz o motorista dormir e ai causam -se graves acidentes.

E ainda tem as crenças exotericas, simpátias, religiosas...
Por falar nisso, encontrei meu amor num ano que eu passei de calcinha branca. Nos anos que passei de calcinha rosa só me trouxeram decepções, se vc quer saber, rs! A amiga da minha prima passou com milhões de calcinhas, cada uma de uma cor, todas do pano mais fino que ela encontrou, o que vc acha disso? rs

E namoro que termina se ele te der um perfume? Ganhei um do meu de aniversário e daqui há pouco faço aniversário denovo e estaremos juntos. Essa eu realmente não encontro lógica. Talvez tenha sido criada por uma menina que não queria ganhar perfume do namorado e foi se propagando e tal.

As crenças são infinitas mesmo!
Chega!

Nenhum comentário:

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.