sexta-feira, 18 de março de 2011

Para Dona Terezinha;

Vó,

Escrevi isso aqui na viagem, porque nessa distância toda, agora podendo descansar a mente do trabalho, fiquei pensando e cheguei a conclusão que estou em débito com você.
Débito de pedido de desculpas.
Mas além das desculpas, eu queria que soubesse, que existe uma pessoa, apenas uma pessoa, que é mais importante que tudo nessa vida para mim.
Uma pessoa por quem eu daria minha vida sem pestanejar...
Uma pessoa que eu admiro mais que qualquer outra, uma pessoa que me inspira...
Uma pessoa que quando não está em casa.. mesmo que na cozinha e eu no quarto, me faz sentir-me tão só.
Uma pessoa que me ensinou a superar as dores com muita força... e por mais que eu chore, eu aguento o tranco sempre.
Uma pessoa que me ensinou que o trabalho e o estudo estão na frente de tudo... e por mais que eu nunca tenha sido a primeira da classe, eu sempre me esforcei muito.
Uma pessoa que me ensinou que o amor é tolerancia, é cuidar, é companhia, é entender o outro...

Bom, com tudo que eu tenho observado pela vida, percebo que amores acontecem... Mas a minha geração não é igual a sua geração.
Hoje é livre o sexo, então acontecem as traições... a mulher não depende mais do homem, então acontecem as separações...
Não quero inventar um sentimento por uma pessoa, fechar meus olhos para tudo e viver minha vida em dedicação a um marido.
Talvez eu até me case, não posso prever, mas eu não sonho com isso... não busco por isso, não me animo em relações por muito tempo... eu gosto de ser sozinha, de ser livre... Gosto de sossego, de ser dona do meu nariz, me considero uma mulher muito independente, mas estou falando emocionalmente independente.
Acho relacionamentos ingratos e incertos. Por isso, despejarei minha dedicação a um filho.
Farei por ele o que recebi...

Hoje eu vejo que a senhora ainda faz batata frita pra mim, engordurando a casa inteira, comida que vc nem come, só para me ver feliz.
Que os cachorros emporcalham a sua casa, o seu piso, o seu colchão novo... e a senhora permite só porque sabe que são importantes para mim.
Hoje eu vejo que a senhora me levava no shopping no final do ano e me deixava comprar tudo que eu quisesse, mesmo que eu não quisesse nada, só para me agradar. Assim como quando a gente ia na ótica e era tão caro os meus óculos... tanto quanto foi cara a minha lente e a minha operação... tudo para me deixar feliz.
Me dava presentes, brinquedos, computadores, viagens com a escola, ursos de pelúcia... ia ao rio ou ao supermercado, sempre trazia alguma coisa pensando em mim.
Me deixava dormir embaixo da sua cama, no meio de você e do meu avô... e muitas das vezes me dava a mão de cima da cama, quando eu não conseguia dormir.
Me deixava brincar no corredor com os vizinhos, me comprou meus patins que eu sonhei tanto em ter, me deixava passar a tarde toda jogando videogame até a hora da sua novela.
Me levava pra natação, pra explicadora, para o inglês, para a escola, para a informática... me ensinou a taboada e me fez a melhor aluna de 'contas' da Escola...
Assinou minhas revistas da turma da Mônica durante muitos anos...
Trocou o jornal lá de casa para O Extra só porque eu queria o poster da revista. Compravamos todos os domingos, quando voltavamos juntas da igreja.
Comprava kinder ovo para mim...
Comprava milho para mim...
Compra água de coco para mim...
Compra creche para mim...

No começo eu te achava muito brava e muito pão dura... mas quando eu cresci e vi tudo isso, quando eu te entendi, eu me apaixonei perdidamente por você.
Eu já perdi as contas de quanto eu já pedi perdão a Deus por não ter dado valor a minha casa... por ter sofrido tanto quando meu pai foi embora, terrivelmente triste em achar que morria também a esperança de morar com ele, com a minha mãe e os meninos.
Eu já agradeci MUITO a Deus em muitos momentos, como agora faço, por ter me dado a divinidade de ser sua neta.
Hoje me incomoda ter que chamar a Silvia de mãe... no meu coração eu só tenho uma mãe: uma mãe gordinha, branquinha e sardenta como eu... e linda. Muito linda!
Eu quero ter alguém vó, que me ame como eu te amo. Eu quero ter um filho que sinta por mim o que eu sinto por você.

Obrigada por realizar todos os meus sonhos... desde quando eu só sonhava em escrever novela e você ouvia atentamente cada texto que eu produzia.
Por me deixar ir conhecer o mundo, sem medo do que possa me acontecer, porque acredita em mim. Obrigada por ter me deixado livre para fazer minhas próprias escolhas. Eu não sei se a senhora concorda com tudo que eu digo ou faço, mas a senhora não me impede de ser eu mesma... de trocar a cor da parede, de trocar de religião, de trocar de faculdade...
Obrigada por estar sempre presente, por ser tão minha amiga, por me entender tanto, por passar por cima de tudo para me colocar em primeiro lugar...
Porque eu sei que tem horas que a senhora está cansada, está sem paciencia, exausta da vida... mas vc levanta e vai pra cozinha e só não faz mais meu leite, porque eu não bebo mais. Mas vem me acordar todos os dias, sempre passando uma alegria, mesmo contra os meus piores mau humores, mesmo a senhora não se sentindo alegre...

Se eu pudesse eu te dava outra vida,
te dava outra casa,
te dava outra mobília,
te dava outros sentimentos... te tirava o cansaço, te levava para ver o roberto carlos, te deixava viajar 30 dias num navio... eu não conheço seus outros sonhos.
Eu queria muito que meu filho conhecesse você. Mesmo sabendo que vc vai ser ranzinza com ele, que vai sempre reclamar de alguma coisa que é natural que ele faça da fase, e que talvez ele não tenha tempo para te ver como eu te vejo... Mas eu queria que ele tivesse contato com quem me preparou para ser a mãe que eu quero ser um dia para ele.

D.

Um comentário:

Ludmilla Corrêa disse...

Mostra isso a ela,todo mundo deveria ler isso..
sua linda,te amo!

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.