sábado, 30 de dezembro de 2006

Redação 12 - SIMULADO UFF
3 ano do Ensino Médio - 3º período de 2004

Professor: Elizabeth Kale Pimentel Brazão
Doralice Regina de Andrade Tavares
Turma I
Número de inscrição: 10321

Nota: 9,0



O poder das palavras
Já alertava Marcelo D2 em uma de suas músicas: "Desde pequeno você é induzido a fumar, induzido a beber, ouvindo a tv falar: diga não as drogas, use camisinha e pare de brigar, mas beba muito alcool até a sua barriga inchar. O que você tem na cabeça, tudo que eles te falam você acha uma beleza, aprenda a dizer não, pense um pouco meu irmão. Você tem medo de que?", alertando os jovens sobre a manipulação dos meios de comunicação.
A mídia e todos seus veículos, em especial o jornal, impresso e o telejornal, são de maior acesso à população. Em tese, trata -se de um instrumento educador e informativo.
De fato, a imprensa tem o poder de manipular o pensamento das pessoas conforme seu interesse. Além disso, a informação nunca é transmitida de maneira que possa prejudicar seus patrocinadores e colaboradores, optando pela omissão e edição de dados comprometedores.
Cabe ao jornalista o compromisso da neutralização ética da informação que irá apresentar, principalmente com fins políticos, religiosos e sociais. Porém, induzir e manipular é diferente de conscientizar. É importante que faça parte do seu conteúdo programas de apelo beneficentes e sociais, como desarmamento, luta contra a aids, uso de drogas, doação de sangue e etc.
Por outro lado, cabe ao leitor ou telespectador não se deixar acreditar em tudo que lê ou ouve. É papel do mesmo ter a mídia como agente secundário na formação de idéias e pensamento.

Problemas principais de conteúdo: -
Problemas principais de estrutura: falhas na realização dos mecanismos de regência verbal e nominal, uso inadequado da pontuação, problemas de ortografia.

Um comentário:

Renata =) disse...

a tão falada redação de marcelo d2.. no dia q eu ganhar nem que seja um 8 em redação eu levanto as maõs pro céu e agradeço o milagre pq pqp, NUNCA consigo EAHIAHEHUIAEHAUEI

;//

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.