sábado, 30 de dezembro de 2006

Língua: Espelho da cultura

Redação 06 - 2º período 2004
Professor: Elizabeth Kale Pimentel Brazão
Aluno: Doralice Regina de Andrade Tavares
3º ano do Ensino Médio - Turma J
Número de inscrição: 10321

Nota: 4,0



Língua: Espelho da cultura
A linguagem é o elemento fundamental para estabelecer comunicação humana. Por isso, ela se adapta ao meio em que serve. Uma pátria que não preza pelo próprio idioma está condenada a perder sua identidade, perdendo os vínculos com o passado.
De fato, o estrangeiro está à vista de todos, principalmente nos grandes centros urbanos. Letreiros para indicar uma loja cujo nome não se encontra no dicionário ou uma réplica da Estátua da Liberdade no Rio de Janeiro fazem parte da realidade. Estamos perdendo a nossa língua e o dominio sobre ela, visto que a maioria dos brasileiros hoje saberiam escrever uma carta ao presidente, porém, há muito tempo atrás não precisava ser letrado para se expressar corretamente.
Querer unificar a lingua, criando o esperanto, é utópico, uma vez que, ainda existem os que desconhecem a já estabelecida. Se trataria de um processo parecido com portugueses e índios.
A defesa da língua, por outro lado, não é uma manifestação de xenofobia. É um brado de alerta contra essas deformações que vêm tornando impura e frágil a bela flor de Lácio. Com o advento da informática e o aportuguesamento de suas nomenclaturas, assistimos a uma verdadeira invasão de bárbaros. Se na publicidade o abuso já acontecia como o coffee break, self service entre outros, estamos diante de sérios riscos de descaracterização da lingua.
A solução está numa amplicação da educação nas redes públicas., no incentivo ao estudo e à pesquisa sobre os modos normativos e populares de expressão oral e escrita, na realização de campanhas educativas sobre o uso da língua, destinado a estudantes, professores e a cidadãos em geral, conforme é estabelecido peo Congresso Nacional.

Problemas principais de conteúdo: Ausencia de conclusão (mal elaborada), atendimento parcial ao tema proposto, conceituação equivocada
Problemas principais de estrutura: problema no desenvolvimento de idéias, imprecisão vocabular, problemas de ortografia.
Comentários: Atenção ao tema!

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