segunda-feira, 5 de março de 2012

Budismo para La Salle [2]

Vejo como positivo a penetração desta religião no nosso mundo, pois o budismo se divide em linhas e não existe apenas o Theravada e seu tradicionalismo, mas também os Mahayannas, que são mais brandos em sua leitura e que buscam sentimentos e passam mensagens que nossa sociedade carece. O budismo fala de compaixão ao próximo, de equilibrio interno, da busca pela sabedoria... a sabedoria do pensar e de como agir. E eu acredito que ele venha ganhando espaço numa sociedade urbana que vive sob elevado nível de estresse, encontrando no budismo uma saída menos farmotrópica, para o alívio dos problemas e uma maneira mais humana e sábia de encara -los. Acho que todos deveriam ter conhecimento básico dos ensinamentos de Buddah, pois ajudaria a termos uma sociedade mais pacifica, aprimorada e espiritualizada. Acho que o questionamento da existência de um Deus tornou as pessoas mais agressivas e egoistas. O budismo não fala em deuses soberanos e únicos por tão perfeitos, diz que até você pode ser um Deus (Buddah), caso pratique todos os dias a compaixão ao próximo, até chegar no estágio mais alto de sabedoria.


Suellen Saraiva: Nao li tudinho,mas para constar..o budismo nao é religiao.

Resposta: suellen, eu sei que não é, mas o ponto de vista do professor dela que elaborou a questão coloca como religião. e não é o ponto da questão, mas se vc quiser lud, troque religião por doutrina, filosofia.

Nenhum comentário:

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.