terça-feira, 2 de junho de 2009

cada um com o seu temor... (Henrique tb!)

Depois daquela aula que termina as 22 horas de uma sexta feira ficou claro para mim: O jovem teme a vida... E por assim dizer, o jovem pagaria qualquer preço para não perder de ir pra night e acordar as 14 horas do dia seguinte, o jovem deseja ver suas roupas limpas e dobradas como em passe de mágica, a comidinha pronta na panela no horário certo, as únicas responsabilidades serem academicas, não pagar a conta do telefone que fica pendurado o dia inteiro, ter esse mesmo dia direcionado ao lazer, a praia depois da aula, da mesada não ser suficiente para pagar todos seus desejos...
O jovem não quer crescer. Ele teme o futuro. Teme ter que administrar suas finanças, pagar suas contas, ter de apagar o ventilador quando não está em uso, acordar cedo, prestar eficiencia para o chefe.

E o jovem não teme a morte! Bebe em demasia e dirige descontroladamente, faz pega, pula de bugge jump, prefere a montanha russa e em muitos casos tenta suícidio, em outros o faz.
O jovem quer viver com intensidade a mesma fase. Viver em círculos... Todo final de semana fazer a mesma coisa com as mesmas pessoas, todo dia tirar um cochilo a tarde, todo dia comer tal coisa no café da manhã, o mesmo sabor de sorvete, a mesma loja favorita dele e dos amigos, toda a noite estar de papo no msn, usar sempre o mesmo tênis, o mesmo jeans, o mesmo boné, a mesma tattoagem de carpa no braço direito ou o símbolo japonês nas meninas... O mesmo!

Mas assim como o jovem teme a vida, o idoso teme a morte.
E o idoso recusa a morte com força, escondendo uma melancolia, um medo, uma angústia, um conflito em envelhecer... Pra isso esconde-se o cabelo branco e faz-se plásticas faciais porque pra jovem a plástica é na cintura, na celulite... Pra idosa a plástica é o rosto.
O idoso que faz um planejamento bancário, financeiro em cima de créditos ou um investimento para 5 ou 10 anos seja a compra de um carro financiado ou um fundo de investimentos e garantias é temedor profundo da morte. Recusa aceitar a sua possibilidade e arrisca em cima dela. Os idosos não querem mais o seguro de vida nem o seguro funeral. Os idosos querem plano de saúde, medicina holistica, massagens, acumpultura, spa, viagens...
Os idosos querem ser jovense modernos. Os idosos abandonaram o laquê e o pó de arroz e estão nas academias, estão caminhando na praia, estão dirigindo... Este é o meu avô aos 85 anos, há 4 anos atrás... Dirigindo entre estados, andando à cavalo, comandando construções e negando a morte, exibindo sua saúde, quebrando limites para a busca de uma jovialidade por ele almejada...

E em meio a esse contexto está lá a criança, usando a roupa e a maquiagem da mãe, brincando de casinha ou escritório, brincando de banco imobiliário, jogo da vida... Provando que já consegue andar na bicicleta sem as rodinhas, que já é crescidinha.. Também surge a pré adolescente querendo ter 15 anos e a adolescente querendo a maior de idade, sonhando independencia que ela própria vai recusar ou temer alguns anos mais tarde... A dinamica da vida é esta!

Um comentário:

Fernanda disse...

O jovem não dá valor a vida porque a sua ainda não foi vivida.

O idoso já não quer desprender dessa pelo motivo extremamente oposto: nasceu, brincou, estudou, banhou-se ao sol, tatuou, pulou de pára-quedas, sofreu, casou, amou... viveu! E apesar dos apesares, quer viver o que ainda falta ser vivido! Sepre tem algo que foi planejado, mas ainda não deu tempo de ser executado! SEMPRE!

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.