quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Trabalho de Adolescentes

Observação Expecífica entre: Patricinhas, Mauricinhos e Playboys

Grupo formado por poucas pessoas de um mesmo sexo, geralmente unidos pela semelhança de identidade social.

Significados:

Patricinha: Jovens garotas que buscam pela aparência o máximo possível alinhada e com a finalidade de se destacarem (serem notados) perante os outros grupos.

Mauricinho: O masculino de Patricinha, porém o termo fora extinto.

Playboy: A atualização de Mauricinhos.

Inicia –se o processo com mães que vestem e mimam seus filhos como bonecos (Ex de Patricinha: Patricinhas de Beverly Hills / Exemplo de Mauricinho: Kiko do seriado Chaves / Exemplo de Playboy: os ditos “badboys”). Posteriormente, estes jovens serão altamente marcados pela influência da mídia em todos os seus segmentos (tv, musica, internet, moda).

Essa mídia vai atuar de forma significante na formação da identidade escolhida, sendo esta, ditada pela figura de um ícone desejado (ator (a), cantor (a), banda musical, modelo). Este ícone possui a forma e a fama que eles vão tentar atingir copiando sua identidade.

A preferência musical é similar entre estes grupos, variando apenas com a faixa etária e a época vivida (o que está no auge da mídia para aquela idade).

Meninas costumam ouvir bandas de ritmo pop e meninos grupos de ritmo de hip-hop, mas isso não é regra, apenas generalização.

A partir da música, se estabelecem muitos ícones. Os garotos curtem não apenas o ritmo do hiphop, mas acabam por copiar o estilo dos mais conhecidos cantores da área. À exemplo, estão os cordões grossos de prata, seus rótulos de “PIMP”, os gestos com as mãos, as roupas.

É estouro musical na atualidade para as meninas mais novas o grupo mexicano, Rebeldes. É notável a quantidade de meninas (entre 11 e 16 anos) com cabelos tingidos de vermelhos, gravatinhas, saias e todos os apetrechos para ficarem o mais semelhante possível ao ídolo.

Mas de um modo geral, os jovens estão ouvindo música eletrônica (trance). As botas de couro e cano longo foram vendidas tanto para os que curtem o trance, tanto para os que não curtem.

O estético é afetado diretamente por essa obsessão por ser como o ícone aclamado, mas de forma diferente entre garotas e garotos.

Para as garotas, modificar o estético físico é dispendioso e nem todas vão se submeter a uma mesa de cirurgia para implantar seios fartos ou lipoaspiração. Neste grupo, a anorexia e a bulimia não são predominantes.

Já para os garotos, os tais playboys, o uso de anabolizantes é mais comum, pois eles, diferente das garotas, não possuem tanto o que modificar esteticamente. Além disso, o físico é o fator de maior importância para eles.

Enquanto os garotos cultuam o corpo, para as garotas o principal alvo de modificações é o cabelo. O número de adolescentes no salão de beleza nas sextas e aos sábados é quatro vezes maior que no resto da semana, isto porque, as meninas querem estar com seus cabelos impecáveis para as badalações do fim de semana. Para isso, alisam, cacheiam, tigem, implantam, escovam e esta última modalidade compreende um enorme leque de variedades em tecnologia para alisamentos. Estas meninas buscam pelo liso perfeito.

Os piercings e tatuagens entraram com certa dificuldade e hesitação dos pais. Inicialmente, as meninas especificamente buscaram esses apetrechos como forma de mostrarem o quão liberal e moderno são seus pais. Já os garotos, os tais playboys, queriam mostrar o quão modernos e descolados eles próprios eram. Buscavam diferenciação, e como a maioria dos pais ainda não permitem, é destacado aqueles que possuem.

As tatuagens dos playboys se localizam em pontos que reafirmem sua virilidade, como no braço para aqueles que malham ou usaram de anabolizante ou nas costas (os desenhos favoritos são dragões, diabos, cobra, tubarão ou tigre). No caso das patricinhas, as tatuagens e piercings se localizam em pontos que reafirmem a sua feminilidade, nem sempre sensualidade (os desenhos favoritos são flores, estrelas, corações, lua ou sol).

São claramente preconceituosamente, resumidos por outros grupos por: fúteis. Isso se explica porque estes grupos supervalorizam a marca dos objetos e estabelecimentos. São eles os maiores consumidores das principais marcas do mercado internacional vendidas por aqui.

Essa fama de consumidores não possui sinal positivo quando se atenta para a realidade do desperdiço, do esbanjamento e no que isso pode afetar os valores destes jovens. A riqueza tem sabor de poder, de percebido, de invejado e de aclamado.

Esse grupo está fortemente ligado aos pais, exercendo estes a função de base e apoio, justificando –se em mimos, devido a situação financeira privilegiada. Ainda que seja difícil diferenciar, é sustentado nos pais que os playboys e patricinhas se apóiam para sentir –se grandes e superiores perante os outros. Daí o termo “filho de papai” ou “princesinha do papai”.

É um grupo social que tem durabilidade limitada desde a infância (quando incentivada pela mãe) até o fim adolescência (o incentivo nesta fase depende do meio extra familiar, o que quer dizer, namorado(a), amigos e/ou colegas).

2 comentários:

Renata =) disse...

mandando eu atualizar
olha quem fala!!


HEAUIOIAEHAEEAEA

Renata =) disse...

vai lá ver o nome do blog!
HAUEIOAEHIUAEHAEIUAIAEHIEAUHAI
AEUIHAEIUHIAUEHOIHEAIIAEIUAEUHIA

te amo ;*;

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.