terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Tema: violência cognitiva ou psiquica

1ª aula de A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO NO COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES (curso de férias)


Pergunta 01 do debate:

Nascemos violentos ou nos tornamos? Por que?
Não acredito nessa questão do inato psiquico por sí só... Embora não deixe de levar em conta a existência da possibilidade de um nascimento com comprometimentos (patologia) neurológico. De uma forma geral, no meu ponto de vista, o meio exerce total influência no indivíduo. Acredito na teoria filosófica que levanta a questão de sermos uma folha de papel em branco pautada a ser preenchida.

Uma pessoa criada em ambiente violento será necessariamente mais violenta do que outra criada de forma saudável?
"Necessariamente" é uma palavra de peso. Acredito que esta pessoa tenha maior propensão, muito mais que a que é criada de forma mais saudável. Acredito também que em dado momento essa violência possa transparecer, por conta de algum fato extremamente estressante por exemplo. Os filhos são espelhos dos pais.

Filhos de pais violentos tendem a ser violentos?
Repito que os filhos são espelhos dos pais. Sim, acredito nesta tendência. Mas acredito também na intervenção do meio.

A natureza humana se constitui em fazer mais o bem que o mal ?
É uma questão a qual vivo refletindo e discordo. Acredito que o mal é mais fácil de ser realizado e que o ser humano busque por facilidades o tempo todo. Acho todavia, complicado generealizar algo tão complexo quanto a natureza humana. Cada individuo é de um jeito e as coisas se formam também de seu jeito singular.

Nenhum comentário:

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.