quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

falsa imagem

Baia de Guanabara, em São Gonçalo/RJ
Foto por: Márcio

É impressionante como que os olhos de um bom fotografo pode ludibriar a percepção do observador. A prefeitura de São Gonçalo poderia até contratar a pessoa que tirou essa foto que vê acima para cartões postais. Vendo desse jeito, com esses contrastes naturais, somado a esses jogos de luz e sombra que a natureza fez, você é até capaz de dizer suspirando "ó, que bonito!".
Pera lá... Bonito?? A foto?? Ah, tudo bem... Talvez eu também achasse se eu não soubesse onde fica esse lugar. É a mesma coisa que achar bonita as fotos de Sebastião Salgado. São bem batidas, tem perspicássia, denotam um olho que vê algo que ninguém presta atenção de um jeito inigualável, são... interessantes! Pronto! Mas bonita, claro que não são. O que tem de bonito a paisagem de uma vergonha carioca?
Quando era criança e tampava meu nariz ao passar por esse local, ficava imaginando se as pessoas que moravam nesse local e tinham de conviver com o insuportável e desagradável cheiro de podre, se elas também passavam o tempo todo com o nariz tampado ou se penduravam pregadores.
Quem vem pela Niterói Manilha pode se dar o desfrute de assistir essa imagem ou melhor, sentir essa imagem incomodando suas narinas e entender melhor a mensagem que eu tento colocar aqui. Aquilo é um cartão postal sim... Um cartão postal que retrata o descaso com a sociedade local. Se a baia de Guanabara é muito bonita para os olhos do pintor Paul Gauguin ou se serve de inspiração para compositores como Cole Porter certamente é porque eles não conhecem este lado acima retratado.

2 comentários:

Renata =) disse...

o márcio mandou bem =)

Anônimo disse...

Oi.
Em 1º lugar, sou uma admiradora de tudo que vc escreve... menina, vc tem muito talento!!! e digo mais, isso é nato, ou vem de outras vidas, sei lá, pq vc é muito nova!!!! Por mais que vc seja estudiosa (não posso saber...), não é só isso... É UM DOM!!!
Eu tb AMO escrever!!!
Mas especificamente neste texto, tenho uma observação, espero que vc não se chateie, nem me leve a mal: note como vc escreveu a palavra "perspicássia", o certo é perspicácia.
Um grande abraço e me perdoe tb por eu não querer me identificar.
ADMIRADORA

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.