quinta-feira, 29 de junho de 2006

Como eu nunca pensei nisso antes?


Algumas características da Distimia:
  • Falta de apetite ou apetite em excesso (confere o segundo)
  • Insônia ou hipersonia
  • Falta de energia ou fadiga
  • Baixa da auto-estima
  • Dificuldade de concentrar-se ou tomar decisões
  • Sentimento de falta de esperança
Todos conferem, sendo que o primeiro, se aplica ao apetite em excesso.

Outros:

Me esforço para ser mais sociável e não consigo na maioria das vezes. E só consigo quando se trata de pessoas de fora do meu convívio. Me isolo no meu quarto quando estou em casa e tenho costume de escutar os problemas e não sentir vontade de contar os meus, embora eu seja tagarela. Eu falo sobre muitas coisas, mas me sinto reprimida, envergonhada, não sei ao certo, de falar sobre os meus.

Nunca antes eu havia percebido que sempre tive esse comportamento. Ele existe desde a minha infância, sempre fui muito reclamona e tive os mesmos problemas, mas pensava fazer parte da minha personalidade difícil. Pude perceber com os problemas do meu namoro, porque embora eu reclame muito, eu sempre tenho consciencia de que não tenho motivos de reclamar.
Hoje eu vejo que é uma doença... Porque alguém de convivio curto me apontou esses problemas. As pessoas no geral não percebem, apenas os que moram comigo. Mas os que moram comigo, me conhecem assim desde sempre e acham que eu sou assim mesmo, tal como eu achava.
Eu consigo enxergar todos os meus defeitos com facilidade; sei quando erro.
São alguns deles: agressividade, nervosismo sem causa e descontrolado com os mais próximos (quando eu percebo eu já tratei mal e não consigo voltar atrás, sigo com orgulho), intolerancia (com atrasos principalmente, qualquer tipo de espera, repetir o que falei, explicar as coisas para alguém), oscilações de humor entre outros.
Não me considero muito autocrítica, eu só acho que percebo com facilidades as minhas características, porém, sou intimamente dotada de algumas bem ruins e as reconheço.

Não evito festas, gosto de eventos sociais, porém, apenas com os que não são próximos.
Odeio quaisquer tipo de evento do tipo formatura, batizado, festa de 15 anos, churrasco de família, aniversário de parente e evitei todos para mim, considero um verdadeiro tormento. Tenho dificuldade de me relacionar com meus famíliares e considero poucos deles.

Sofro das seguintes comorbilidades
Príncipio de Síndrome do Panico (tenho pavor, mas isso não foi desde sempre, de pessoas desconhecidas, ando pelas ruas com medo de carros, motos, pessoas que passam e me olham... Tenho pensamentos negativos mirabolantes de sequestro relampago, assaltos, balas perdidas que muitas das vezes se tornam sonhos)
Fase de depressões fortes, choramingações, hipersensibilidade, reflexões, anseios (sempre os mesmos)
TPM

Tive uma infância complicada, e se isso influencia na distimia, eu não tenho consciencia, pois tenho
plena certeza que nenhum dos meus problemas atuais se relaciona a isso. Embora apareça alguns relatos que me parecem comuns em pequenas discussoes famíliares do tipo: "quando eu era castigada quando vinha para casa com comportamento ruim, eu sempre fui faladeira, ué", "quando eu era criança brincava de jogos de tabuleiro contra eu mesma", "não tinha crianças para brincar comigo, apenas na escola", "meu avô não me permitia brincar na rua, não permitirei que meus filhos o façam"... Enfim.

Pais agressivos não tenho, mas convivo desde sempre com pessoas de humor alterado, muitas das vezes grosseiras.

Um comentário:

Renata =) disse...

sei lá
acho essas coisas tão relativas, quer dizer, eu apresento todos os sintomas, e sou super, hiper, ultra mega anti-social, agora por exemplo, minha familia saiu toda pra jantar e eu preferi ficar em casa, mas acho isso tao normal, tao meu, sei lá.. fiquei meio assim depois de ler esse texto.. acho q no fundo é trauma de nao saber quem eu sou, de já ter tido depressão.. ah, sei lá.. no fundo eu to morrendo d preocupação com voce, por isso me estresso, nao consigo te ver, ficar do seu lado e tal ;/

amo voce ;*
de repente é por isso q no fundo nao consigo aguardar um dia sem ver nem q seja uma foto sua sorrindo.. mesmo q nao seja pra mim ;b

Compromisso ético:

Detalhe SUPER importante sobre este blog:

O que está em roxo fui eu quem escreveu. O que está em vermelho, é de alguém, que eu li, curti e pensei "Caramba, que bacana! Eu queria ter escrito isso!".



* Preservo assim os direitos autorais alheios, posto que gostaria de que preservassem os meus.